terça-feira, 16 de outubro de 2012

           
 
           A importância do currículo escolar intensifica um guia em direção ao desenvolvimento ao projeto escolar, pondo o planejamento do currículo um instrumento útil para a orientação frente a prática pedagógica do professor.
 
              É fundamental o “currículo” para o programa educacional inserida na instituição escolar, onde se delineia um planejamento curricular em busca do desenvolvimento e da forma que se concretiza as matérias individuais ao alunado.
 
Para o professor ao examinar o planejamento do currículo, vivencia uma direção sob sua atuação ao ensino, onde encontrará uma série de atividades onde possam planejar e executar conteúdos a serem trabalhados dentro da escola. visto que, a escola trabalha por meio do currículo, mostrando aos professores quais as suas idealizações para o processo de ensino-aprendizagem. Não somente os professores, mas todos gestores que estejam envolvidos no ensino-aprensizagem de uma escola devem entender que, o currículo tem o poder de atuar dentro da organização escolar, com o propósito determinante de mostrar seu caráter político, pedagógico e organizacional.
 
 “O termo currículo, a julgar por sua derivação,  parece aplicar-se com mais propriedade ao programa de atividades, ao curso que os alunos fazem na escola” (Hirst 1969, p. 143)

                  É importante destacar que o  Projeto Político Pedagógico é muito importante para a materialização do currículo, sendo estes uma forma de organização do trabalho pedagógico, tendo a presença do curriculo para o melhoramento da qualidade de ensino, organizando o relacionamento existente entre professor e alunado e a inserção da disciplina lecionada.
 

 

                 Para que nosso debate seja mais coerente, vamos conhecer o Currículo Real, Oculto e Prescrito:
 
O CURRÍCULO REAL mostra aquilo que se faz na prática, ou seja, é uma ação determinante realizada em sala de aula, este currículo tem propósitos diretos, onde o professor prepara um planejamento de aula e leciona em sala de aula posto uma prática, uma aula prática. O Currículo real é direcionado ao planejamento x ação dos conteúdos ministrados. 
 
 O CURRÍCULO OCULTO São todos os aspectos e as manifestações do ambiente escolar, ou seja, são atitudes, comportamento, valores e orientações que não expressos em palavras ou não formalmente no papel, mas sim numa simbologia no ambiente escolar.  
 
O CURRÍCULO PRESCRITO consolida-se perante os documentos ofociais em que efetivam as propostas curriculares ao sistema de ensino, esses documentos orientam a educação nacional, levando a implementação de uma educação voltada ao currículo prescrito em que seja inserido através da LDB, PCN, Proposta pedagógicas.
 
É preciso entender e compreender a importância e função dos currúculos escolares, de modo que os professores saibam desenvolver seu papel essencial do educar tendo como guia o currículo organizacional em direção do ensino-aprendizagem ao alunado. o Currículo na escola é um trabalho voltado para uma equipe, escola x professor x alunos.

 
 
 
 
 
 
 
ALONSO, Luisa G. e outros. A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1o. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora,1994.
 
 SANTIAGO, Eliete. Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In: Formação de professores e práticas pedagógicas. Organizadores: José Batista Neto, Eliete Santiago. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário